1. Serviços pela 2G a todos os seus clientes:
- Elaboração de proposta técnica e comercial, mediante indicação de dados dimensionais, de dados de projeto, ou de parâmetros para dimensionamento, para qualquer linha de produtos;
- Dimensionamento de decantadores de alta taxa: para ETAs e para ETEs (secundários, incluindo ou não recirculação de clarificado e/ou lodo; e terciários), pelas NBRs da ABNT, ou best practices internacionais;
- Dimensionamento de processos de biomassa aderida: filtração biológica (filtros percoladores, aerados submersos, anaeróbios e anóxicos); sistemas MBBR; reatores RBC e processos IFAS, através de modelação validada;
- Suporte técnico e validação técnica de soluções visando reforma, ampliação e recapacitação de unidades de tratamento existentes.
- Em fábrica: serviço de montagem de módulos de decantação e de blocos de enchimento estruturado;
- Em campo: mão de obra com supervisão, ou apenas supervisão, para montagem e ou instalação de módulos de decantação; blocos de enchimento estruturado; estruturas de suporte; sistemas de aeração submersa; etc.
2. Enchimento de contato tipo Splash Bar “Barra Triangular”
As barras triangulares 2G são totalmente diferenciadas no mercado de Torres de Resfriamento, onde a sua geometria angular promove a autolimpeza e facilita o escoamento de sólidos, impedindo sua acumulação e formação de obstruções.
O diferencial deste produto é também sua resistência, visto que os perfis mantêm um padrão de qualidade e regularidade resultante da espessura de 0,8 a 1,0 mm, padrão esse associado à geometria tipo “prisma”, com perfil totalmente fechado (inibe acumulações intersticiais), assegurando a sua resistência mecânica durante a operação (know-how 2G):
- Barras fabricadas com comprimentos conforme projeto;
- Boa performance térmica;
- Elevada resistência mecânica;
- Capacidade de operação com águas poluídas contendo até 500 ppm de sólidos suspensos.
Acessórios que podem ser incluídos: telas de sustentação e abraçadeiras de nylon para fixação das barras triangulares às telas.
3. Mídia Randômica / Carrier / Biomídia, Série HERM
Meio para suporte de biomassa, cilíndrico e com aletas, produzido em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), PP (Polipropileno) ou PVC (conforme a aplicação *), matérias primas 100% virgens e com densidades de 0,95 g/cm³, 0,98g/cm³, e 1,45 g/cm³, respectivamente. A mídia randômica atende os requisitos da NBR 12.209/2011 da ABNT e possui superfícies totais e protegidas variáveis e maiores que 500 m²/m³.
Aplicações:
- Em PEAD (polietileno de alta densidade, ou HDPE) e PP (polipropileno), para processos de oxidação carbonácea e nitrificação em reatores de aeração por difusão, em que o peso das mídias inferior ao da água facilita a movimentação constante e promove a difusão no biofilme.
- Em PVC, para processos de desnitrificação, em que o peso das mídias superior ao da água as mantêm submersas e impede o contato do biofilme aderido com o ar exterior. Este processo, da maior importância em sistemas de remoção biológica de nutrientes (RBN), pode ser dimensionado pela 2G.
4. Sistema fixo de distribuição de efluentes
Com a mesma função, mas de operação bem diferente dos distribuidores de braços rotativos, os sistemas fixos de distribuição de efluentes para filtros biológicos do tipo percolador, sejam de geometria circular, quadrada ou retangular, são compostos por tubulações (linhas e ramais, em PP ou aço inoxidável), respectivos suportes, e por aspersores em PP nas versões NP30 ou FN-G.
O dimensionamento, projeto e fornecimento dos componentes, pela 2G, inclui o projeto de grelha, otimizado, que permite o molhamento máximo com o menor número de aspersores, e com remoção controlada de biomassa durante a operação normal (exceto nos procedimentos de manutenção).
4.1. Aspersores para filtros biológicos percoladores, versão NP30:
O aspersor NP30 é uma alternativa simples aos distribuidores rotativos.
Foi especialmente desenhado para atender:
- Boa distribuição a baixas perdas de carga;
- Manutenção reduzida;
- Instalação diretamente sobre o enchimento;
- Instalação simples e limpeza fácil dos aspersores.
A excelente redistribuição da vazão no interior dos enchimentos estruturados BIOFill® permite o uso de um sistema fixo para a distribuição do efluente, composto por aspersores. Os grandes diâmetros dos bocais dos aspersores ajudam a evitar a colmatação.
4.2. Aspersores para filtros biológicos percoladores, versão FN, modelos G de ¾’’ e de 1 ½’’
Os pulverizadores / aspersores fixos FN da 2G são utilizados em aplicações de saneamento e na indústria em geral, quando há necessidade de pulverizar, atomizar e/ou aspergir líquidos, mesmo que agressivos ou incrustantes.
O campo de aplicação se estende a processos de resfriamento atmosférico, por evaporação de parte do líquido ou por troca de calor sensível, na eliminação de gases dissolvidos, e ainda na distribuição uniformizada de líquidos em etapas de tratamento biológico, nomeadamente nitrificação em filtros biológicos percoladores.
5. Sistemas removíveis de grelha completos e simples (SRGC e SRGS), para aeração submersa:
Estes sistemas são projetados e fabricados sob medida para atender um tanque de qualquer geometria, podendo ser compostos por vários subsistemas, para que possam ser facilmente instalados e removidos do tanque.
A instalação e remoção do fundo do tanque é conseguida através de um qualquer meio de elevação adequado para a carga de cada sistema, sendo normalmente utilizados o Munck e o guindaste.
Estes sistemas podem ser projetados para utilização com difusores de disco ou difusores tubulares.
Os sistemas podem ser completos (SRGC) ou simples (SRGS).
1. Sistemas completos (SRGC):
- Todo sistema é fabricado em aço inoxidável e é montado no exterior do tanque, possibilitando ser instalado ou removido muito rapidamente.
- Possui um sistema de ancoragem (preparado no fundo do tanque, ainda vazio), permitindo que o sistema removível de grelha completo seja fixado e solto da ancoragem desde o exterior.
- O posicionamento do sistema completo no fundo do tanque é preciso e previamente definido (durante a preparação do sistema de ancoragem).
2. Sistemas simples (SRGS):
- A grelha é fabricada em aço inoxidável e é montada no exterior do tanque, possibilitando ser instalada e removida com a ajuda de um Munck / guindaste, mas essa operação demora mais tempo que a do SRGC.
- O sistema simples requer um contrapeso de concreto, para manter o sistema fixo e submerso no fundo do tanque.
- Durante a instalação, o posicionamento do sistema simples no fundo do tanque é visual com a ajuda de um flutuador ou gancho na parede.
- A conexão do sistema simples com a alimentação de ar / oxigênio ocorre por mangueira.
6. Estruturas de suporte para aplicações diversas:
- Dimensionamento, projeto e construção para sustentação de módulos de decantação, de enchimento estruturado; etc.;
- Fabricação em aço carbono, Inox 304, Inox 316, PRFV pultrudado, Madeira de Lei;
- Fornecimento de memorial de cálculo.
7. Escadas e acessos diversos
- Para decantadores, filtros biológicos, torres de resfriamento etc.;
- Dimensionamento, projeto e construção de escada tipo Marinheiro com guarda-corpo, plataforma intermédia etc.;
- Fabricação em aço carbono ou Inox.
8. Fabricação de perfis sob encomenda
Sob acordo de confidencialidade protegendo os detalhes técnicos do cliente, a 2G aceita produzir perfis plásticos em PVC e PP, por extrusão, inclusive alheios ao segmento de saneamento, podendo o ferramental ser do cliente, ou pela 2G (a combinar).
9. Treinamentos in-company [para empresas], onsite [na planta ou canteiro do cliente] ou online [via Teams, Meet, ou outro]:
Treinamentos de diversos temas técnicos, podendo ser realizados na empresa do cliente, em um canteiro de obras, ou de modo online.
Geral:
- Introdução à poluição de águas e técnicas de tratamento
- Noções básicas de tratamento de água
- Noções básicas de tratamento de efluentes
- Decantação:
- Noções de sedimentação de alta taxa segundo NBRs da ABNT (ETA e ETE);
- Noções de dimensionamento de decantadores de alta taxa para adequação de água (potabilização ou uso em indústria), incluindo valores otimizados para os parâmetros mais comuns;
- Noções de dimensionamento de decantadores de alta taxa para efluentes (decantador primário; decantador intermediário entre unidades de tratamento biológico; decantador secundário após etapa biológica; decantador terciário para remoção de fósforo), incluindo valores otimizados para os parâmetros mais comuns;
- Dimensionamento completo de decantador de alta taxa em tratamento de água, incluindo tubulações de alimentação e tubos ou canaletas de água tratada;
- Dimensionamento completo de decantador de alta taxa em tratamento de efluentes, incluindo tubulações de alimentação e tubos ou canaletas de clarificado;
- Técnicas práticas (fábrica 2G) para montagem de módulos de decantação por ultrassom.
Tratamento biológico:
- Noções de dimensionamento de filtração biológica: FBAS – filtro biológico aerado submerso, incluindo decantador secundário;
- Noções de dimensionamento de filtração biológica: FBP – filtro biológico percolador, incluindo decantador secundário;
- Noções de dimensionamento de filtração biológica: FA – filtro anaeróbio, incluindo decantador secundário;
- Noções de dimensionamento de filtração biológica: FAn – filtro anóxico, incluindo recirculação;
- Seleção de meios filtrantes do tipo estruturado para filtração biológica;
- Importância dos parâmetros de dimensionamento de filtros biológicos: carga superficial (gDBO/m².d), carga volumétrica (KgDBO/m³.d), carga hidráulica (m³/m².d), TDH, DBO solúvel, DBO total, NKT, NO2, NO3, PO4, SST.
Técnicas práticas (fábrica 2G) para montagem de blocos de enchimento estruturado em máquina de solda térmica.
Todos os serviços da 2G são realizados por pessoal experimente, atento e responsável.